domingo, 28 de setembro de 2025

Imagem de Nossa Senhora de Fátima vai ao encontro de Leão XIV

 

Se o Papa não vem a Fátima, vai Fátima ter com o Papa ao Vaticano, para o Jubileu da Espiritualidade Mariana, no âmbito do Ano Jubilar ordinário da Igreja Católica, no termo de cada quartel de século. Desta vez, de 24 de dezembro de 2024 a 6 de janeiro de 2026.
Já é conhecido o programa do Jubileu da Espiritualidade Mariana, que decorre em Roma a 11 e 12 de outubro, e no qual estará presente a escultura de Nossa Senhora de Fátima que é venerada na Capelinha das Aparições.
A iniciativa da presença da veneranda imagem partiu do Papa Francisco e foi reafirmada pelo Papa Leão XIV. Assim se cumpre o desejo papal de ter, no Jubileu da Espiritualidade Mariana, em Roma, a 11 e 12 de outubro, a presença da Imagem de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.
A escultura que é venerada na Capelinha das Aparições partirá da Cova da Iria, no dia 10 de outubro, de modo marcar presença no programa acabado de divulgar pelo Dicastério para a Evangelização.
Serão dois os momentos em que o Leão XIV estará junto à imagem da Virgem Maria: no sábado, dia 11, às 18h00, na vigília de oração, na Praça São Pedro; e na missa a que preside, no domingo, 12 de outubro, às 10h30, também na Praça de São Pedro.
Ao longo do dia 11, os fiéis terão oportunidade de venerar da Imagem de Nossa Senhora e de estar próximos dela, na Igreja de Santa Maria in Traspontina. Nesse dia, o programa prevê, às 9h00, missa presidida pelo reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas; às 12h00, Rosário presidido pelo pároco, o padre Giuseppe Midili; e às 17h00, procissão da Igreja de Santa Maria in Traspontina até à Praça de São Pedro.
No comunicado emitido, a 27 de fevereiro, a confirmar a ida da imagem de Nossa Senhora a Roma, o Dicastério para a Evangelização considerou que a presença da imagem da Virgem Maria no Jubileu da Espiritualidade Mariana enriquecerá “ainda mais este momento de oração e reflexão”.
Citado no comunicado, D. Rino Fisichella, pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização, descreveu a Imagem como “um dos ícones marianos mais significativos para os cristãos de todo o Mundo” e sublinhou que “a presença da amada imagem original de Nossa Senhora de Fátima permitirá a todos fazer a experiência da proximidade da Virgem Maria”.
No referido documento, o Dicastério para a Evangelização informa que, na missa presidida pelo Papa, no dia 12 de outubro, às 10h30, na Praça de S. Pedro, “a célebre imagem da Virgem Maria, conhecida pelos fiéis de todo o Mundo, estará também presente entre os fiéis participantes”, enriquecendo, “ainda mais, este momento de oração e de reflexão”.
Ainda no dia 12, a imagem de Nossa Senhora regressará a Fátima, para estar presente nas celebrações da Peregrinação Internacional Aniversária de outubro.
Esta será a quarta vez que a escultura sai da Cova da Iria para ir a Roma. Para o reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, é motivo de grande alegria: “Neste tempo jubilar, a Virgem de Fátima é, assim, a mulher da alegria pascal, mesmo no tempo doloroso que o Mundo vive. […] “Mais uma vez, a ‘Senhora vestida de branco’ se fará peregrina da esperança e, em Roma, estará junto do ‘bispo vestido de branco’, como carinhosamente os pastorinhos de Fátima se referiram ao Santo Padre”, referiu.
Do programa, no horário de Itália, consta:
No sábado, 11 outubro, às 9h00, Missa presidida pelo reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, com a presença da imagem de Nossa Senhora de Fátima, na igreja de Santa Maria in Traspontina, onde a imagem permanece disponível para a veneração dos fiéis;
Às 12h00, recitação do rosário, ainda na igreja de Santa Maria in Traspontina, sob a presidência do pároco, padre Giuseppe Midili;
Às 17h00, procissão da igreja de Santa Maria in Traspontina até à Praça de São Pedro;
Às 18h00, vigília de oração presidida pelo Santo Padre, na Praça São Pedro;
Às 21h00, rosário e procissão de velas, na Praça São Pedro;
No domingo, 12 outubro, às 10h30, Missa presidida pelo Santo Padre, na Praça São Pedro.

***

A 27 de fevereiro, como referia o portal do Vaticano, Vatican News, o Dicastério para a Evangelização anunciou que, por ocasião da missa na Praça São Pedro, no domingo 12 de outubro, a famosa imagem da Virgem estará presente entre os fiéis participantes, enriquecendo o momento de oração.
Em vista do Jubileu da Espiritualidade Mariana, previsto para 11 e 12 de outubro de 2025, a imagem original de Nossa Senhora de Fátima estará em Roma. A famosa imagem da Virgem, conhecida pelos fiéis do mundo inteiro e símbolo da “Esperança que não dececiona”, estará presente entre os fiéis participantes da Santa Missa na Praça de São Pedro no domingo, 12 de outubro de 2025, às 10h30 locais, enriquecendo, ainda mais, este momento de oração e de reflexão. A entrada na Praça São Pedro, para a celebração eucarística, é gratuita e não é necessário ingresso. As inscrições para participar desse evento jubilar já estiveram abertas no site do Jubileu e foram encerradas em 10 de agosto de 2025.
Esta é a quarta vez que a imagem sai do Santuário de Fátima para vir a Roma: a primeira foi em 1984, por ocasião do Jubileu Extraordinário da Redenção, quando em 25 de março São João Paulo II consagrou o Mundo ao Imaculado Coração de Maria; a segunda vez foi no Grande Jubileu do Ano 2000; e a terceira, em outubro de 2013, por ocasião do Ano da Fé, com o Papa Francisco.
A mais carinhosa das mães. “A presença da amada imagem original de Nossa Senhora de Fátima permitirá a todos viver a proximidade da Virgem Maria”, enfatizou o pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização, Dom Rino Fisichella. “É um dos ícones marianos mais significativos para os cristãos de todo o Mundo que, como o Santo Padre enfatiza na Bula de Proclamação do Jubileu Spes non confundit, A veneram como a “mais afetuosa das mães, que nunca abandona os seus filhos”. Em Fátima, de facto, a Virgem disse aos três pastorinhos o que Ela continua a assegurar a cada um de nós: “Eu nunca vos abandonarei. O meu Imaculado Coração será seu refúgio e o caminho que o levará a Deus”.
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                          ***
O Papa Leão XIV, a 24 setembro, convidou todos a participarem no Jubileu da Espiritualidade Mariana: o Rosário na praça pela paz
“O mês de outubro, que agora se aproxima na Igreja, é particularmente dedicado ao Santo Rosário. Por isso, exorto a que, em todos os dias do próximo mês, rezem o Rosário pela paz, pessoalmente, em família, em comunidade.” Foi o apelo concreto que o Santo Padre Leão XIV dirigiu aos fiéis no final da Audiência Geral de quarta-feira, 24 de setembro, precisando: “Em particular, na noite de sábado, 11 de outubro, às 18 horas, fá-lo-emos, juntos, aqui, na Praça de São Pedro, na vigília do Jubileu da Espiritualidade Mariana, recordando também o aniversário da abertura do Concílio Vaticano II.”
No sábado, dia 11 de outubro, às 18 horas, o encontro na Praça de S. Pedro para a Vigília de Oração com o Santo Padre por ocasião do Jubileu da Espiritualidade Mariana, na qual participarão numerosos reitores e trabalhadores de santuários, pertencentes a movimentos, confrarias e diversos grupos de oração mariana. O programa completo pode ser consultado na secção dedicada ao Calendário dos Grandes Eventos.
Em particular, por ocasião do evento jubilar, estará presente na praça a imagem original de Nossa Senhora do Rosário de Fátima que, em maio de 1917, na sua aparição aos pastorinhos daquele povoado português, lhes pediu que rezassem “o terço, todos os dias, para obter a paz no Mundo e o fim da guerra”.
Será também uma ocasião para comemorar o aniversário do início do Concílio Ecuménico Vaticano II, inaugurado a 11 de outubro de 1962 com a cerimónia solene presidida pelo Papa São João XXIII.

***

O Jubileu de 2025, em Roma, decorre de 24 de dezembro de 2024 a 6 de janeiro de 2026, e não apenas no ano de 2025, com a abertura oficial da Porta Santa da Basílica de São Pedro, a 24 de dezembro de 2024. Este evento católico, que ocorre a cada 25 anos, reúne milhões de peregrinos, em Roma, para celebrações, peregrinações e o perdão dos pecados através da passagem pelas Portas Santas das quatro basílicas maiores, com o programa a incluir um Jubilei dos Jovens em julho de 2025, e um calendário de eventos temáticos para diferentes grupos de fiéis ao longo do Ano Santo. 
Assim, a duração oficial do Jubileu de 2025 compreende o horizonte temporal de 24 de dezembro de 2024 (véspera de Natal) a 6 de janeiro de 2026 (solenidade da Epifania do Senhor). 
Os principais destaques do evento são: abertura das Portas Santas, um ritual simbólico de fé onde os fiéis são convidados a atravessar as Portas Santas, nas quatro basílicas maiores de Roma: São Pedro, São Paulo Fora dos Muros, Santa Maria Maior e São João de Latrão; Jubileu dos Jovens, um dos eventos mais esperados, com a participação de mais de um milhão e meio de jovens de diversos países, realizado entre 28 de julho e 3 de agosto de 202; e eventos temáticos, para diferentes grupos, como os artistas, as forças armadas, os trabalhadores, entre outros, ao longo de 2025. 
Assim, o Jubileu da Espiritualidade Mariana pertence ao quadro dos eventos temáticos.
O vaticano deu informações importantes para os peregrinos, como no atinente à inscrição, sendo necessário planear com antecedência e, para a passagem pelas Portas Santas, inscrever-se no site oficial do Jubileu para receber um agendamento; à superlotação, pois Roma espera mais de 35 milhões de turistas, especialmente, nas áreas centrais e ao redor das basílicas, o que pode resultar em preços mais altos e necessidade de paciência; e ao transporte, recomendando-se alojamento próximo das estações de metro, para minimizar problemas de mobilidade.

***

O Jubileu de 2025 é um Ano Santo para a Igreja Católica, proclamado pelo Papa Francisco com o lema “Peregrinos da Esperança”, convidando os fiéis de todo o Mundo a uma peregrinação espiritual, focada na conversão, no perdão e na renovação da fé, com a esperança cristã como mensagem central para um Mundo mais justo e pacífico. Os peregrinos são encorajados a encontrar Jesus, a “porta” da salvação, e a espalhar essa esperança. 
Nestes termos, o que é o Jubileu de 2025 é um Ano Santo, ou um período de celebração religiosa e de graça especial, com celebrações e a possibilidade de receber indulgências plenárias. 
O seu lema central “Peregrinos da Esperança” insta os fiéis a serem portadores de esperança, especialmente, em tempos de adversidade. 
As marcas do jubileu são: o chamamento à ação, ou seja, um convite à preparação individual e comunitária, na oração e na renovação do compromisso com a fé e com a justiça social; a esperança, vista como uma chama viva que guia e energiza a caminhada da vida e nos torna sentinelas de Deus neste Mundo (não a espera passiva do sofá); a peregrinação, como jornada espiritual, seja em Roma, seja nas igrejas particulares ou nas paróquias, para encontrar Cristo e para renovar o espírito; o encontro com Cristo, uma oportunidade para um encontro pessoal e vivo com Jesus, que é a esperança da Igreja; e a conversão e perdão, pois o jubileu é um tempo para a reconciliação, para o perdão e para a abertura a uma transformação pessoal e social. 
Como participar? Visitando o site oficial, encontram-se informações sobre eventos, a oração oficial, o hino e o logótipo em www.iubilaeum2025.va/pt, que também oferece a aplicação móvel IUBILAEUM25; participando localmente, celebre o Jubileu nas igrejas da diocese e da paróquia, seguindo as indicações do Papa e dos bispos locais; e assumindo o voluntariado através do sítio web oficial. 
Bom Jubileu 2025!

2025.09.28 – Louro de Carvalho

Sem comentários:

Enviar um comentário