domingo, 11 de agosto de 2024

Em vez de murmurar, é preciso saborear e ver como o Senhor é bom

 

A liturgia do 19.º domingo do Tempo Comum no Ano B, pela pena do autor humano do 1.º Livro dos Reis (1RS) e pela do apóstolo São João, reitera a eterna preocupação de Deus em oferecer-nos, gratuitamente, Vida abundante e verdadeira, dom concretizado em cada passo da História da Salvação, atingindo o auge quando Jesus incarnou na nossa História e nos ofereceu o pão de Deus.

***

primeira leitura (1Rs 19,4-8) mostra Deus ao lado de Elias, perseguido pela rainha Jezabel por causa da sua fidelidade e testemunho. Ao oferecer ao profeta “pão cozido sobre pedras quentes” e uma “bilha de água”, mostra a sua solicitude e cuidado, a sua bondade e amor, nunca desmentidos. O alimento de Deus reconforta o profeta, restaura-lhe as forças, fá-lo voltar, com entusiasmo e ardor renovado, ao caminho e à missão.

Refugiado no deserto, Elias experiencia dramaticamente a solidão e o desânimo. Temendo que a sua luta esteja condenada ao fracasso, não vê modo de endireitar as coisas, pois a maldade vai, de novo, triunfar sobre a verdade e a justiça. O profeta, sem forças e prestes a desistir, pede a Deus a morte, pedido que reflete a sua desilusão, angústia e desespero. Embora escolhido e chamado por Deus, continua a ser homem, pelo que o seu desencanto não é anormal. A marca da fragilidade e da debilidade, típica do ser humano, sempre se manifesta na experiência de vida.

Porém, o Senhor não abandona o profeta. Acordado de um sono reparador, Elias encontra ao lado “um pão cozido sobre pedras quentes e uma bilha de água” e entende que tais dons são sinal do amor e da solicitude de Deus. Deus continua a apostar nele. O profeta pode, no exercício da sua missão, ser incompreendido e perseguido pelos homens, mas tem Deus do seu lado. Deus não lhe tira do caminho os problemas e as dificuldades, mas fica ao seu lado, apoia-o, sustenta-o, dá-lhe o alimento de que necessita para retomar o ânimo e concretizar a missão.

Robustecido pelo alimento de Deus, Elias caminha, “quarenta dias e quarenta noites, até ao monte de Deus, o Horeb”. “Quarenta dias e quarenta noites” aludem à estadia de Moisés na montanha, onde, no encontro com Deus, recebeu as tábuas da Lei, bem como à caminhada do Povo, de quarenta anos, pelo deserto, até chegar à Terra Prometida. Assim, a romagem de Elias ao Horeb, monte da Aliança, é um regresso às fontes, às origens de Israel como Povo de Deus. Perseguido, Elias revitaliza a fé e reencontra o sentido da missão como profeta de Javé e defensor da Aliança que Deus ofereceu ao Povo no Horeb/Sinai. No final desse retiro, voltará do monte da Aliança a “arder de zelo” pelo Senhor e retomará, com renovado ânimo, a missão profética.

***

Evangelho (Jo 6,41-51) apresenta Jesus como o “pão” vivo que desceu do céu, para trazer Vida a todos os filhos e filhas de Deus. Para que esse “pão” seja, para nós, fonte de Vida eterna, temos de “crer” em Jesus. “Crer” é aderir a Jesus, abraçar o seu projeto, assumir o seu estilo de vida, segui-Lo no “sim” a Deus e no amor aos irmãos. 

Os líderes judaicos recebem mal a autoapresentação de Jesus como “o pão da Vida”, descido do céu para nos oferecer a Vida. Conhecem a sua origem humana e, sabendo que o pai é José e conhecendo a sua mãe, Maria, e a sua família, na perspetiva deles, fica excluída a origem divina. Por isso, não aceitam que Jesus Se arrogue a pretensão de trazer aos homens a Vida de Deus. Tal resistência traduz-se na murmuração, forma pouco frontal de manifestar a rebelião interior contra alguém ou contra algo. Lembra a murmuração dos Hebreus na caminhada do deserto contra Deus e contra os seus planos para o Povo.

Contudo, em vez de discutir, logo, a questão da sua origem divina, Jesus denuncia o que está por detrás da atitude negativa dos Judeus, face à proposta que lhes faz: não estão próximos de Deus, não têm o coração aberto a Deus. É o problema dos Judeus: instalados nas suas certezas e seguranças, acomodados a um sistema religioso ritualista, vazio, há muito se afastaram de Deus; e, quando Deus vem ao seu encontro, para lhes oferecer a Vida, não O reconhecem. Em Jesus, Deus oferece-lhes o pão da Vida eterna; e eles não detetam a presença de Deus em Jesus. Se escutassem Deus, aproximar-se-iam de Jesus e acolhê-Lo-iam, mas estão longe de Deus e já não O conhecem; ao invés, Jesus viu pessoalmente o Pai e conhece-O.

Feita a denúncia e para dissipar dúvidas, Jesus declara solenemente: “Eu sou o pão da Vida”. A expressão “Eu sou” é a fórmula de revelação (corresponde ao nome de Deus – “Eu sou aquele que sou” – como aparece em Ex 3,14) e manifesta a origem divina de Jesus e a validade da sua oferta de Vida. O pão que Jesus oferece tem o selo de Deus. Quem adere a Jesus e à proposta que Ele apresenta (“quem acredita”) encontra uma Vida nova, plena e definitiva. O que é decisivo é o “acreditar”, isto é, aderir a Jesus e aos seus valores. Aqui, Jesus retoma o tema do maná, tão caro aos Judeus. Na caminhada pelo deserto, os Israelitas foram agraciados com um pão, o maná, que não lhes garantia a Vida eterna. A geração que saiu do Egito e se alimentou do maná nem entrou na Terra prometida: morreu no deserto. Porém, Jesus oferece outro pão, o que veio do céu. A Vida que esse pão garante não é parcial, finita, como a vida que o maná dava; é a Vida eterna. A expressão “vida eterna” não indica só um tempo sem fim, mas indica, sobretudo, a Vida com qualidade ilimitada, a Vida total, a Vida do homem plenamente realizado. Quem se dispuser a receber esse pão ganhará a meta da verdadeira Terra prometida. Não morrerá antes de lá chegar.

Por fim, Jesus identifica o pão descido do céu e fonte de Vida eterna com a sua carne (“o pão que Eu hei de dar é a minha carne, que Eu darei pela vida do mundo”). A “carne” designa, no ambiente semita, em geral, e no Evangelho de João, em particular, a pessoa na sua condição terrena e limitada, frágil e precária, que vive com a morte no horizonte. Jesus tornou-Se carne, quando se vestiu da fragilidade e da precariedade dos humanos e veio habitar com os homens (“a Palavra fez-Se carne e veio habitar no meio de nós”). O Jesus incarnado é o pão que desceu do céu e se fez pessoa humana, para nos mostrar, com palavras e gestos, com o seu amor até ao extremo e entrega na cruz, como devemos viver. Jesus, o pão descido do céu, tornou-se pessoa (carne) para nos dar Vida. É a resposta de Jesus à murmuração dos Judeus que, sabendo as Suas origens humildes e dos seus pais, se recusam a aceitar que Ele tenha vindo de Deus. Ora, Jesus veio de Deus, mas assumiu a condição dos homens para lhes dizer, cara a cara, com palavras e gestos humanos, como podem chegar à Vida eterna. Quem O escutar, quem se identificar com Ele, quem O seguir, será alimentado pelo pão que veio do céu e terá Vida em abundância.

***

Parece-me oportuno deixar à consideração, ainda que de forma condensada, a reflexão papal à recitação do Angelus, na Praça de São Pedro, em Roma com os peregrinos.   

O Evangelho fala-nos da reação dos Judeus à afirmação de Jesus: “Desci do céu.” Escandalizados, murmuram entre si: “Não é este Jesus, o filho de José? Não conhecemos o seu pai e sua a mãe? Como pode ele então dizer: ‘Desci do céu’?” É de ter cuidado com o que dizem. Estão convictos de que Jesus não pode vir do céu, porque é filho do carpinteiro e a mãe e demais familiares são pessoas comuns. “Como pôde Deus manifestar-Se de forma tão comum?”

Estão bloqueados pelo preconceito, em relação às suas origens humildes, e pela presunção de não terem nada a aprender com Ele. Os pré-conceitos e presunções impedem o diálogo sincero, a aproximação entre irmãos. Os Judeus têm padrões rígidos, não havendo espaço em seus corações para o que não cabe neles, para o que não catalogam nem arquivam nas estantes empoeiradas dos seus títulos. Muitas vezes, os nossos títulos estão fechados, empoeirados, como livros velhos.

Todavia, são pessoas que observam a lei, dão esmolas, respeitam o jejum e os momentos de oração. Cristo realizou vários milagres. Porém, tudo isso não os ajuda a reconhecer o Messias Nele, porque realizam as práticas religiosas, não para ouvir o Senhor, mas para confirmarem nelas o que pensam. Fechados à Palavra do Senhor, buscam a confirmação do seu pensamento. Nem se preocupam em pedir uma explicação a Jesus: murmuram entre si contra Ele, como se quisessem tranquilizar-se uns aos outros do que estão convencidos. Ficam trancados numa fortaleza impenetrável. Por isso, não podem acreditar. O mesmo pode acontecer-nos, na vida e na oração: em vez de ouvirmos o que o Senhor nos tem a dizer, buscamos Dele e dos outros a confirmação do que pensamos, das nossas crenças, dos nossos julgamentos, que são pré-julgamentos. Todavia, esta postura não nos ajuda a encontrar verdadeiramente Deus, nem a abrir-nos ao dom da sua luz e graça, a crescer no bem, a fazer a sua vontade e a superar bloqueios e dificuldades.

A fé e a oração, quando são verdadeiras, abrem a mente e o coração, não os fecham. Quando se encontra uma pessoa de mente fechada, em oração, essa fé e essa oração não são verdadeiras.

Por tudo, é conveniente questionarmo-nos: Na vida de fé, sou capaz de calar-me dentro de mim e ouvir Deus? Estou disposto a acolher a sua voz além dos meus padrões e a superar, com a sua ajuda, os meus medos?

Peçamos a Maria nos ajude a ouvir com fé a voz do Senhor e a fazer, com coragem, a sua vontade.

***

segunda leitura (Ef 4,30-5,2) mostra-nos as consequências da adesão a Jesus, o “pão” da vida. Quem acredita em Jesus, torna-se Homem Novo. Renuncia à vida velha do egoísmo e do pecado e passa a viver no amor, a exemplo de Cristo.

No mundo antigo, os servos eram marcados com um sinal ou selo, que indicava a pertença a um patrão. Paulo serve-se desta imagem para falar dos batizados e da pertença a Deus: pelo Batismo, cada cristão tornou-se morada do Espírito; e, ao acolher o Espírito, recebeu o selo que o vincula à família de Deus. Quem está assim marcado tem de viver de acordo com a sua condição e de expressar, no que faz, a Vida nova do Espírito. A exortação a “não contristar” o Espírito deve entender-se como “não dececioneis o Espírito que habita em vós, continuando a viver segundo o homem velho”. Afinal, como deve viver o homem ou a mulher que se tornou morada do Espírito?

Há valores, atitudes comportamentos que o batizado deve eliminar, pois não são compatíveis com a Vida nova do Espírito. O autor da Carta aos Efésios explicita o azedume, a irritação, a cólera, o insulto, a maledicência e toda a espécie de maldade. São vícios atinentes à relação com os irmãos: o batizado deve evitar qualquer ação que se oponha ao amor e que traga sofrimento à vida do irmão. Estes vícios podem, ainda, ser obstáculo à construção da comunidade: afastam os irmãos, criam barreiras, destroem a unidade e impedem o entendimento, a relação, o diálogo, a convivência. Em contraste, há atitudes e comportamentos a cultivar. Paulo menciona a bondade, a compaixão e o perdão – que são a marca do Homem novo, do homem animado pelo Espírito.

A Vida nova é, para os batizados, uma exigência que resulta de serem “filhos bem-amados de Deus”, pelo que devem imitar a perfeição, a bondade e o amor de Deus. Jesus Cristo, o Filho bem-amado de Deus, que cumpriu o desígnio do Pai e ofereceu a vida por amor aos homens, será, para todos os batizados, o exemplo do Homem novo.

***

Por tudo isto, é bom cantar: “Saboreai e vede como o Senhor é bom.”

A toda a hora bendirei o Senhor, / o seu louvor estará sempre na minha boca.
A minha alma gloria-se no Senhor: / escutem e alegrem-se os humildes.

Enaltecei comigo o Senhor / e exaltemos, juntos, o seu nome.
Procurei o Senhor e Ele atendeu-me, / libertou-me de toda a ansiedade.

Voltai-vos para Ele e ficareis radiantes, /o vosso rosto não se cobrirá de vergonha.
Este pobre clamou e o Senhor o ouviu, / salvou-o de todas as angústias.

O Anjo do Senhor protege os que O temem / e defende-os dos perigos.
Saboreai e vede como o Senhor é bom: feliz o homem que n’Ele se refugia.

***

Aleluia. Aleluia. Eu sou o pão vivo que desceu do Céu, diz o Senhor; quem comer deste pão viverá eternamente.

2024.08.11 – Louro de Carvalho

Sem comentários:

Enviar um comentário