domingo, 3 de julho de 2022

Saber definir e assumir prioridades

 

É o que se pede a todos, quer se trate de cidadãos, quer tenhamos em mente as empresas e os serviços, quer falemos dos governos e de outras estruturas dos Estados.

Porque, muitas vezes, não se sabe, ou não se quer saber, definir prioridades para este ou aquele momento, para este ou aquele setor, pessoas, empresas, serviços e políticos andam à deriva, restando-lhes a navegação à vista.

Também a Igreja e os seus cristãos – ou discípulos do caminho, como eram designados nos primórdios – não conhecem, não assumem as prioridades do ser e missão da Igreja e dos discípulos. Passam o tempo a conservar hábitos e práticas religiosas, sob a onda de um supino “descafeinamento”, embora deixando algum tempo e algumas energias para cumprimento de alguns laivos de caridade, o suficiente para descarregar a consciência.

O Evangelho do XIV domingo do Tempo Comum no Ano C (Lc 10,1-12.17-20) dá-nos a nota das prioridades.

A primeira é o envio. Jesus enviou os discípulos em missão, dizendo: “Ide, eu vos envio”. Isto quer dizer que, na perspetiva cristã, o discípulo não pode guardar o que aprende para si próprio. Deve partir para a missão – o cristão é peregrino, tal como a Igreja que integra – e ensinar aquilo que aprendeu, isto é, tem de se considerar apóstolo ou enviado junto de quem lhe for dado aproximar-se e conviver. E isto não se aplica apenas a bispos, padres, diáconos, religiosas e religiosos, mas a todos os batizados, que se matricularam, por essa via, na escola dos discípulos de Cristo – o que leva a dar relevo à formação cristã, inicial e ao longo de toda a vida, para que o apostolado seja eficaz, obviamente contando com a luz e a força da graça do Espírito de Deus.          

Na missão, há uma prioridade de contacto e uma prioridade de conteúdo.

A prioridade de contacto é desejar a paz, de modo que os demais filhos da paz que recebam este desejo se associem à missão em prol da paz, que é o apanágio do Reino.

Em termos de conteúdo, o discípulo-apóstolo deve anunciar o Reino de Deus – “Tu anuncia o Reino de Deus” (Lc 9,60). E anuncia o Reino de Deus – veja-se a metodologia sugerida – comendo do que lhe servirem na casa onde for recebido, curando os enfermos que nela houver e dizendo: “Está perto de vós o Reino de Deus”.

Quer dizer que a prioridade é, ao fim e ao cabo, o Reino de Deus, que se prega com ações de bem-querer e de bem-fazer, acompanhadas da palavra explícita.

Na verdade, depois de João Batista haver sido preso, Jesus passou a ensinar as multidões, nas cidades e aldeias, falando-lhes do Reino de Deus e curando, entre o povo, todas as doenças e enfermidades (cf Mt 4,23). E o pregão era: “Completou-se o tempo e o Reino de Deus está próximo, arrependei-vos e acreditai no Evangelho” (Mc 1,15). E, em Lucas, Jesus garantiu que se cumpriu em Si o que Isaías profetizava sobre o conteúdo do Reino: anunciar a boa nova aos pobres, proclamar a libertação dos cativos, dar vista aos cegos, mandar em liberdade os oprimidos e proclamar o ano favorável da parte do Senhor (cf Lc 4,18-19).

É claro que todas estas notas se aliam com o outro enunciado do conteúdo do Reino de Deus: o perdão dos pecados. Com efeito, Jesus pregava numa casa em Cafarnaum. Trouxeram-lhe um paralítico. E, como não podiam entrar com ele, devido ao grande número de circunstantes, desceram-no pela cobertura, depois de terem arrancado algumas telhas. E Jesus disse ao paralítico: “Os teus pecados estão perdoados”. Porém, sentido o murmúrio daqueles que se escandalizavam (escribas e fariseus) por um homem perdoar pecados, atributo de Deus, perguntou: “Que é mais fácil dizer ‘os teus pecados estão perdoados’ ou ‘levanta-te, pega no teu catre e anda’?”. Ora, “para que sabais que o Filho do Homem tem, na terra, o poder de perdoar os pecados”, voltou-se para o paralítico e disse “levanta-te, pega no teu catre e anda”. (cf Lc 5,17-24).

E antes de subir ao Ceu, em conversa final com os discípulos, disse:      

“Assim está escrito que o Cristo havia de sofrer e ressuscitar dos mortos ao terceiro dia e que havia de ser proclamada, em seu nome, a conversão para o perdão dos pecados a todos os povos. Começando por Jerusalém, vós sois testemunhas destas coisas.” (Lc 24,46-48).

E, em João, Jesus disse aos discípulos: “A paz esteja convosco! Tal como o Pai me enviou, também Eu vos envio”. Tendo dito isto, soprou e disse-lhes: “Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, serão retidos”. (Jo 20,21-23). É o itinerário metodológico de Lucas no Evangelho desta dominga: paz-envio-perdão dos pecados (ou Reino de Deus).

Enfim, a prioridade e a urgência do discípulo-apóstolo é o Reino de Deus. Assim é que Jesus não quer que se leve bolsa nem alforge nem sandálias, nem que se demore a saudar alguém pelo caminho ou que se ande de casa em casa. Por outro lado, quer que os discípulos vão dois a dois, pois a missão não é propriedade de ninguém, mas da comunidade que se referencia a Jesus Cristo, que lha outorgou. Por isso, ainda que alguém trabalhe sozinho apostolicamente, deve sentir-se unido à comunidade.

O Reino de Deus pede-se na oração dominical (cf Mt 6,10; Lc 11,2), assim designada por ter sido ensinada pelo Senhor (Dominus, em Latim). E Jesus proclamou o código do Reino, as Bem-aventuranças:

“Felizes os pobres no espírito, porque deles é o reino dos céus.

“Felizes os que se lamentam, porque eles serão consolados.

Felizes os mansos, porque eles herdarão a terra.

Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão saciados.

Felizes os misericordiosos, porque para eles haverá misericórdia.

Felizes os puros de coração, porque eles verão Deus.

Felizes os que fazem a paz, porque eles serão chamados filhos de Deus.

Felizes os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus.

Felizes sois quando vos insultarem, vos perseguirem e mentindo disserem todo o mal contra vós por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque a vossa recompensa é grande nos céus, pois do mesmo modo perseguiram os profetas antes de vós.” (Mt 5,3-12; cf Lc 6,20-26)

***

“Procurai, primeiro, o reino de Deus e a sua justiça; e tudo isso vos será dado por acréscimo” (Mt 6,33).

2022.07.03 – Louro de Carvalho

Sem comentários:

Enviar um comentário